Promover uma melhor atuação acadêmica, positivar a educação e auxiliar diversas atividades desenvolvidas pelas escolas estaduais de todo o Rio Grande do Norte. Estes são os principais objetivos do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), desenvolvido pela empresa SIG Software e Consultoria, que tem sido utilizado por todas as 700 escolas estaduais da rede pública de ensino potiguar. A proposta principal é promover informatização nas atividades escolares, ajudando profissionais de diversos setores nos trabalhos administrativos e de gestão, além de ajudar mais de 250 mil alunos e 8 mil professores do Estado a ter mais praticidade tanto na hora de estudar e ensinar como também acompanhar seu rendimento escolar.
Professor Marcos Antonio: Só temos a ganhar com o SIGEduc
Segundo Ana Paula Oliveira Flor, coordenadora de informática da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN), o SIGEduc se apresenta como uma ferramenta de modernização da gestão escolar. “A ideia é sempre atuar com informatização. Não dá para voltar a usar somente papel para trabalhar, os tempos são outros e precisamos estar sempre aptos a utilizar a tecnologia a nosso favor. Este ano, por exemplo, tivemos um processo de matrícula bastante tranquilo. Os colégios nos mandavam as solicitações e conseguimos validar e gerenciar todo esse trabalho por meio do sistema”, relata Ana Paula.
Em uma semana de matrículas, todos os 250 mil alunos estavam matriculados nas mais de 700 escolas. Tamanha rapidez no processo foi possível graças ao SIGEduc, que gerencia os pedidos de matrícula e ajuda tanto o estudante, que não precisa sair de casa e enfrentar filas para solicitar matrícula, como os profissionais das escolas a efetuarem o cadastramento.
Para o diretor da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, Paulo Bruno de França Neves, o sistema oferece vários benefícios. “Pelo sistema é possível, por exemplo, atualizar os dados em tempo real, além de gerenciar diversas outras atividades, como lançamento de notas, de maneira prática e simples. É uma forma também de poupar alguns trabalhos, como por exemplo fazer contagem de faltas registradas nos diários dos professores”, avalia o diretor.
Essa realidade também é constatada por profissionais e alunos da Escola Estadual Edgar Barbosa. A professora de matemática Wguineuma Pereira afirma utilizar o SIGEduc todos os dias. “Pelo próprio celular eu consigo fazer o controle de presença dos alunos, além de postar os assuntos abordados em sala de aula. É um ótimo mecanismo e facilita bastante minha atuação enquanto educadora”, explica a professora.
A realidade da tecnologia auxiliando o trabalho realizado nas escolas é algo defendido também pelo professor de inglês Marcos Antônio de Lima. “Se esses mecanismos trabalham sem transtornos e com a infraestrutura necessária, só temos a ganhar com isso. O SIGEduc, por exemplo, é uma ferramenta que traz benefícios, como auxílio no gerenciamento de diários dos professores, que é feito de maneira informatizada e prática”, relata o professor.
Além dos educadores, os estudantes também contam com vantagens em utilizar a tecnologia para acessar informação. Para Nayandra Silva de Oliveira, estudante da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Edgar Barbosa, a ferramenta traz comodidade porque pode ser acessado tanto pelo computador, como pelo celular por meio do aplicativo exclusivo, que já conta com mais de 15 mil downloads.
“Com o sistema eu consigo evitar filas e não tenho a necessidade de ir para escola para ver minhas notas ou meu histórico de presença. O mecanismo é positivo para minha própria família, já que meus pais também têm acesso ao Sigeduc pelo computador e podem acompanhar meu rendimento escolar de forma virtual”, argumenta Nayandra.
Via: Tribuna do Norte (16/05/2015)
Assinar:
Postagens (Atom)
Link me
468 x 60